A infecção intestinal em cachorro é um problema de saúde que deve ser avaliado pelo tutor, pois da mesma forma que o animal pode se recuperar sozinho desta enfermidade, em determinados casos é indispensável o auxílio especializado de um médico veterinário para identificar o que de fato está havendo com o seu pet, como proceder para tratá-lo e até mesmo evitar problemas mais graves
Sendo assim, este post traz um conjunto de informações sobre o que é exatamente a infecção intestinal em cachorro, porque ela ocorre, quais os principais sintomas, como o tutor deve proceder, bem como quais medidas devem ser tomadas para evitar que o cão venha a desenvolver uma infecção intestinal grave.
Portanto, continue acompanhando este post e saiba mais. Boa leitura!
O que é infecção intestinal?
A infecção intestinal é uma resposta do organismo que ocorre quando um agente externo tóxico é ingerido. No caso específico dos cães, essas substâncias tóxicas podem ser microorganismos que podem se desenvolver nos alimentos e na água se o tutor não manter a higiene do local, ingestão de objetos ou alimentos encontrados pelo cão dentro de casa ou na rua, de produtos de limpeza, de veneno de carrapato aplicado no corpo do cão e até mesmo alimentos que os próprios tutores oferecem para os seus pets e que não são recomendados.
Alguns exemplos de alimentos comuns da nossa dieta diária e que são tóxicos para os cães, são: o chocolate, a uva, a cebola, o alho, a macadâmia, o abacate, entre outros. Como você pode perceber, até mesmo determinadas frutas podem ser tóxicas para o seu cão, no entanto maçã e banana podem ser consumidas pelo seu pet sem problemas.
Infecção intestinal em cachorros: Quais os principais sintomas?
Como a infecção intestinal é ocasionada pela ingestão de algum agente externo tóxico para o cão, os principais sintomas envolvem a resposta do organismo em eliminar o agente tóxico e a apatia. Sendo assim, acompanhe a seguir os principais sintomas associados à infecção intestinal em cachorro e aprenda a reconhecê-los para tomar as medidas cabíveis.
Vômito
O vômito é um dos principais sintomas vinculados a infecção intestinal, pois é uma das formas do organismo expelir o agente infeccioso. O vômito também pode indicar que há alguma coisa obstruindo a passagem pelo intestino do seu cão.
Além de reparar neste sintoma, é interessante identificar as características do vômito, pois quando a aparência for esbranquiçada e e tiver fluidos estomacais, pode se tratar de um problema acarretado por vírus ou bactéria.
Diarreia
Esta é outra forma que o organismo tem de eliminar o agente infeccioso. Como este sintoma ocorre mesmo quando não há uma infecção propriamente dita, mas apenas uma irritação, o tutor deve verificar a frequência com que está ocorrendo, pois se não passar indica que é uma infecção por parasitas e que o animal necessitará de medicação para se tratar.
Falta de apetite
Por se tratar de um problema no trato intestinal, logo o seu cão perderá o apetite. Sendo assim, se mesmo colocando a ração ou petisco que ele mais gosta e nem assim ele comer é sinal que está com algum problema.
Além disso, a falta de apetite também pode ocasionar no menor consumo de água por parte de seu pet, o que é ainda mais grave, pois sintomas como vômito e diarreia levam a desidratação do animal.
Dores abdominais
Como órgão estará inflamado, logo o cão sentirá muita dor no abdômen. Sendo assim, você observará que o pet está apático, sem se mover muito e pode até rosnar se você tocar na região de forma descuidada e que provoque ainda mais dor.
Além de estar com a região abdominal sensível você perceberá um inchaço, ou seja, o tamanho do abdômen estará maior do que o normal.
Sonolência
Por fim, outro sintoma associado a infecção intestinal em cachorro é a sonolência, pois como o animal estará com muita dor, enjoado e fraco logo você notará que ele está mais preguiçoso do que o normal.
Meu cão apresenta os sintomas de infecção intestinal, e agora?
Caso o seu cão esteja apresentando os principais sintomas apontados, isso pode ser um indício de que ele está com infecção intestinal. Mas calma! Por vezes a infecção intestinal em cachorro não está associada a um problema grave e o próprio organismo do cão pode se recuperar.
No entanto, em determinados casos, a infecção intestinal pode ser extremamente grave e possuir grandes chances de levar o seu pet a óbito. Portanto, fique atento aos principais sintomas e se notar que eles persistem leve imediatamente o seu cão ao médico veterinário, pois quanto antes levá-lo, maiores serão as chances dele se recuperar caso esteja relacionado a algo grave.
Quais medidas preventivas devo tomar?
A primeira medida que o tutor deve tomar para prevenir a infecção intestinal em cachorro é respeitar o calendário de vacinas do seu pet, pois elas são responsáveis por proteger o animal de diversas doenças. Além disso, realizar exames para verificar a necessidade de vermífugos, também é indispensável para o bom cuidado do cão.
Além disso, é importante que o tutor mantenha o local bem higienizado, troque ração e água frequentemente, não ofereça alimentos não recomendados para cães e cuide para que o pet não mastigue objetos pequenos e perigosos.
Ademais, conhecer bem o seu cão é uma conduta indispensável para poder avaliar se ele está apresentando algum sintoma e poder tomar as medidas cabíveis com a maior agilidade possível.
Sendo assim, mantenha-se atento ao comportamento de seu pet e seja um tutor responsável com a higiene, alimentação e administração das vacinas. Este foi o nosso post sobre infecção intestinal em cachorro. Se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando as nossas publicações, compartilhe com seus amigos que também amam os seus pets e se mantenha atualizado sobre o mundo animal com as nossas dicas.
Até a próxima!