Quando o seu cachorro não quer ficar sozinho, ele acaba demonstrando isso algumas atitudes bem desagradáveis. Em alguns casos, até os vizinhos acabam incomodados com latidos desesperados do pet.
É comum também que você chegue cansado depois de um dia de trabalho e encontre xixi fora do lugar, mas o que mais preocupa é a falta de segurança que o próprio animal pode ter ao roer fios de aparelhos eletrodomésticos.
Enfim, os incômodos podem variar ao longo do tempo, mas se você precisa se ausentar da residência com frequência e não quer mais sofrer com esses problemas, preparamos algumas dicas valiosas para que o seu cachorro se acostume a ficar sozinho por algum período do dia. Vamos entender melhor.
Dificuldades do cachorro sozinho em casa
Veja algumas razões que levam o cachorro a ter dificuldades de estar longe dos seus tutores.
Falta de exercício físico
A falta de exercício físico faz com que seu pet fique cheio de energia acumulada. Inevitavelmente, ele vai gastar essa energia dentro de casa bagunçando sofás, tapetes e revirando tudo que puder e estiver ao seu alcance.
Uma das soluções para esse tipo de problema é passear com o cão, pelo menos duas vezes por dia. O ideal é que você faça uma caminhada mais longa antes de ir para o trabalho para que ele se canse um pouco. Permita que ele sinta cheiros, veja pessoas e desfrute da sua companhia por um bom período.
Caso não seja possível fazer um passeio rico assim, uma opção é contratar passeadores, os chamados dog walkers. O melhor de tudo é que eles são preparados para dar toda atenção para o seu amigo de quatro patas.
Outra opção maravilhosa para que seu pet se canse bastante e volte para casa tranquilo é a creche para cachorro. Esses locais contam com diversas atividades recreativas, além de ajudar no treinamento e bem-estar do animal.
Tédio
Uma casa com cães precisa de enriquecimento ambiental para eles. Afinal, eles também precisam se identificar com a moradia a que lhes pertence. Por isso, muitos tutores investem em brinquedos para cachorros como forma de deixá-los mais distraídos.
Um cuidado importante antes de comprar brinquedos para o seu peludo é avaliar a segurança do objeto. Um ossinho confeccionado com lã pode fazer com que seu pet engasgue, por exemplo. E se a ideia for deixá-lo sem supervisão, opte por brinquedos que não esfarelam com a mordida e que não soltem qualquer resíduo durante a brincadeira.
O sentimento de solidão
O pet que fica muito tempo sozinho em casa pode sofrer com a síndrome da ansiedade de separação. Embora algumas atitudes do cachorro pareçam birras, o animal só está demonstrando alguns sinais de pânico. Em casos extremos, o cão pode se automutilar ou defecar em locais impróprios.
O que ocorre é que, naturalmente, os cães são animais muito sociáveis. Por isso, o cachorro não quer ficar sozinho na maioria das vezes. E se o tutor gosta de tratá-lo como um filho humano, cheio de mimos e apegos, ele não reagirá bem à ausência do dono. Nesse caso, é importante usar algumas estratégias para que ele se acostume com a breve solidão diária do seu responsável.
Seu cachorro não quer ficar sozinho? Veja estas dicas!
O tutor que precisa trabalhar fora de casa diariamente e que sabe que o cachorro não quer ficar sozinho, precisa reverter esse quadro para evitar com que seu pet fique ansioso. Veja algumas dicas que preparamos.
Deixe a TV ligada
A TV já foi chamada de babá eletrônica porque entretinha crianças, enquanto suas mães estavam fazendo os afazeres domésticos. No caso dos pets, ela pode ser muito útil para dar a sensação de que há pessoas em casa. Existem até canais para cachorros como o Dog TV, criados para entreter o cão e evitar a ansiedade pela separação.
Passeie com ele antes de sair de casa
Como visto inicialmente, os passeios são fundamentais para manter o peso em equilíbrio e para deixar o cachorro mais cansado. Com o gasto de energia, ele poderá descansar no momento em que você precisa ficar ausente. E se você gosta de se exercitar ao ar livre, seu pet pode ser um ótimo companheiro em corridas e caminhadas.
Invista em adestramento
A maioria dos lares sofre com o mesmo problema, geralmente o cachorro não quer ficar sozinho. Por isso, treiná-lo é uma maneira de acostumá-lo a lidar melhor com a solidão. Você pode começar a educá-lo independentemente da idade.
Experimente oferecer um brinquedo para que ele se divirta sozinho enquanto você faz outra atividade em outro cômodo da casa. Depois de algum tempo, retorne e não se comunique com ele. Muitas vezes, o dono vicia o cachorro com encontros que o deixam muito empolgado. Apesar de ser algo muito afetivo, eles aprendem que o dono é a principal fonte de alegria e motivação.
Evite despedidas
As despedidas deixam o cachorro ansioso pelo retorno do dono. O que acontece é que ele não consegue assimilar o tempo que fica em casa sozinho. É comum que eles associem uma espera de oito horas ao abandono completo.
No início, pode parecer estranho sair sem falar com o pet. Mas pode acreditar, será muito mais sadio para ele.
Deixe as “festinhas” de lado
Os cachorros são animais conhecidos por receberem seus tutores com muita alegria na porta. Sem saber, as pessoas incentivam esse comportamento achando que o animal ficará mais feliz. Porém, quando o tutor precisa sair para cumprir com seus compromissos, deixam o cachorro muito ansioso.
Então, quando chegar em casa, passe por ele normalmente, e somente dê atenção quando ele estiver calmo. Com o tempo, seu comportamento vai mudando e ele aprenderá a lidar melhor com a sua ausência.
Curtiu as dicas para lidar quando o cachorro não quer ficar sozinho? Conheça também o serviço dos hotéis para cachorro e como eles podem ajudar você a não deixar o pet só durante períodos mais longos.