Assim como os bebês utilizam o choro para se comunicar e os cães latem para chamar a atenção do dono, os gatos miam por uma infinidade de motivos.
Dessa forma, os miados de gatos são a maneira como esses animais demonstram algum sentimento ou expressam alguma informação.
Portanto, apesar de serem animais bastante independentes, os gatos também possuem necessidades que precisam ser supridas.
Assim sendo, entender e atender à carência desses animais é essencial para manter o bem-estar deles, contudo nem sempre é tão simples saber o que eles realmente precisam.
Interpretar os miados de gatos pode ser um grande desafio para muita gente, principalmente para donos mais inexperientes ou para aqueles que não possuem um convívio intenso e diário com seus animais de estimação.
Por esse motivo, conhecer e ter uma relação mais próxima com o gato é a primeira estratégia para compreender o que ele precisa.
As causas dos miados de gatos podem ser diversas e levam em conta, principalmente, o que eles precisam em um determinado momento.
Sendo assim, é necessário evidenciar quais são as principais causas dos miados de gatos para que o dono possa entender e atendê-lo da melhor forma possível..
Principais causas dos miados de gatos
Veja abaixo quais são os principais motivos dos miados de gatos.
1. Pedido de comida
Uma das principais causas para os miados de gatos é a fome. Esse ruído é alto e curto e, além disso, geralmente o gato tenta levar o dono até o local da alimentação.
2. Estado de estresse
Miar constantemente pode significar alguma situação de estresse. Condições como banhos ou ficar períodos longos sozinhos são estressantes para esses animais e podem ser motivos para este tipo de miado característico.
3. Maneira de recepcionar
Gatos costumam cumprimentar os seus donos assim que chegam em casa com miados baixos e tranquilos, o mesmo vale para os visitantes quando o gato é mais sociável.
4. Estado de cio
O miado do cio também pode ser muito característico. Esses ruídos são semelhantes a gritos, e para tomar as medidas necessárias é preciso ter certeza de que a gata se encontra nesse período.
5. Dor
Os miados de gatos com dor podem ser altos, prolongados e repetitivos. Ao ouvir esses ruídos o dono deve se atentar e procurar atendimento veterinário para verificar as possíveis causas.
6. Calor
Os donos devem estar atentos às condições de calor extremo, já que essas situações podem deixar os gatos desconfortáveis. Uma das maneiras de sinalizar esse estado é através de um miado constante.
7. Falta de liberdade
Gatos são animais que gostam de ter liberdade. Por esse motivo, uma simples porta fechada que dificulte o seu acesso pode ser motivo de incômodo para eles, que protestam através de miados constantes.
8. Medo
Em momentos de receio, os gatos podem ficar irritados e se tornarem agressivos, além disso, os miados também são formas de demonstrar o sentimento de medo.
9. Velhice
É comum que gatos vocalizem mais quando se tornam mais velhos, esse pode ser um sinal de que alguma área cognitiva não está saudável.
Desse modo, é essencial que os donos se atentem a esse fato e procurem ajuda profissional.
Agora que você já conhece os principais motivos que levam o seu gato a miar, veja os tipos de miado e o que eles podem significar.
Tipos de miados de gatos
Os miados de gatos costumam ser de três formas diferentes:
-
Miados curtos e agudos
Miados nesse estilo são normalmente associados a cumprimentos. Quando utilizados constantemente podem significar alegria ao ver o dono.
-
Miados em tons medianos
Ruídos com tons médios podem ter diversas interpretações de acordo com o prolongamento do miado. Miados curtos podem indicar fome, os mais longos estão relacionados a pedidos sobre outras necessidades, como falta de água ou sujeira em excesso na caixa de areia.
-
Miados graves e longos
Podem estar associados a alguma reclamação ou quando os gatos estão procurando por brigas. Os miados de gatos podem ter diversas causas e alguns tipos específicos são usados para cada situação. Entretanto, há ainda alguns miados que estão relacionados com ações do dono, ou até mesmo a falta delas.
Miados de gatos: Quando o dono é responsável?
Além dos motivos comuns já mencionados, há situações em que certas atitudes do dono podem ocasionar os miados dos gatos. Leia abaixo e entenda quais são elas.
1. Problemas durante o reforço
É preciso ter cuidado ao atender imediatamente toda vez que ouvir um miado, pois os bichanos podem associar o ruído a alguma recompensa, tornando o miado um vício.
2. Mudanças na rotina
Em situações de modificações na rotina é comum que os gatos miem com maior frequência. Nesses casos, é preciso que o dono tenha paciência até que o animal se adapte ao novo cotidiano.
3. Situações que geram ansiedade
Gatos que ficam por muito tempo confinados e sem gastar energia podem desenvolver ansiedade, o que os deixa irritados e isso faz com que miem constantemente.
4. Dietas
Dietas restritivas podem causar muita irritabilidade em animais de estimação, e como consequência é possível que ocorram muitos miados recorrentes.
Além das condições já mencionadas, os miados de gatos merecem atenção em algumas situações específicas. Veja abaixo quais são elas.
Situações em que se deve ter atenção com os miados
Os miados de gatos podem ter diversos significados, inclusive que a saúde deles não está bem. Por isso, além de conhecer os tipos de miado, o dono deve estar atento às mudanças comportamentais do bichano.
Assim sendo, alterações na alimentação, urina frequente, sede excessiva e modificações no peso podem ser sinais de doenças, que precisam de avaliação profissional.
Desse modo, conhecer o seu animal e estar atento às mudanças comportamentais é uma das maneiras de compreender a sua linguagem e atender às suas necessidades, fazendo com que ele tenha uma melhor qualidade de vida e satisfação. Por esse motivo, conhecer as formas de comunicação dos seu bichinho é essencial para manter o bem-estar.