O câncer de testiculo é o segundo tipo de neoplasia mais comum em cachorros machos, sendo também um dos mais graves. Saiba mais sobre neoplasia testicular em cães no nosso artigo de hoje e confira o que fazer para ajudar o seu pet!
Neoplasia testicular canina: um risco aos cães
Trata-se de uma doença que afeta principalmente cães idosos machos não castrados. Além da idade, outro fator que contribui para a formação de tumores deste tipo é se o pet já apresentar alguma alteração testicular congênita, como criptorquidismo.
Quais as causas por trás do câncer nos testículos do cachorro?
As causas envolvendo neoplasia testicular canina ainda são pouco esclarecidas, sendo muito complexo definir o que exatamente leva o cão a desenvolver este quadro.
Sabe-se apenas que animais machos que não foram castrados ou que possuem criptorquidismo (quando há a retenção de um ou de ambos os testículos na cavidade abdominal) apresentam muito mais chances de ter câncer nos testículos ao longo da vida. Fatores genéticos, como histórico de neoplasia testicular na linhagem do pet também podem significar um risco maior.
Quais são os tipos de neoplasia testicular em cães?
Há vários tipos de tumores possíveis que atingem os testículos. Os mais comuns são os seminomas, sertoliomas e leydigocitomas. Entenda melhor as diferenças entre esses tipos abaixo:
Seminoma
Quando o câncer se desenvolve a partir das células germinativas, responsáveis pela produção de espermatozóides. A maioria dos tumores deste tipo costumam ser benignos.
Sertolioma
Esse tumor acomete as células de Sertoli, responsáveis pelo controle da maturação e migração das células germinativas, e também pelo desenvolvimento dos espermatozóides. Possuem maior potencial maligno entre os tipos de tumor testicular, sendo os mais comuns em pets criptorquidas.
Leydigocitoma
Quando o tumor acomete as células intersticiais ou de Leydig, responsáveis pela produção de testosterona. Costumam ser menores e de caráter benigno, não se espalhando.
Os possíveis sinais de câncer nos testículos do cachorro
Os sinais de neoplasia testicular canina variam de acordo com o tipo de tumor e com o grau de avanço da doença.
Os sinais principais são a presença de nódulo e formato assimétrico dos testículos, que inclusive podem não ser notados facilmente num primeiro momento pelo tutor. Os sintomas costumam ser inespecíficos, incluindo por exemplo:
- Inchaço local;
- Dor (perceptível ao apalpar a região);
- Prostração;
- Hiperpigmentação da pele;
- Perda de pelo.
Diagnóstico e tratamento de neoplasia testicular canina
O diagnóstico de neoplasia testicular em cães pode ser feito numa consulta de rotina com o médico veterinário, por meio de palpação do testículo e toque retal.
Exames de imagem como ultrassonografia e radiografia abdominal e escrotal, hemograma completo e biópsia são complementares.
Já o tratamento da neoplasia testicular canina é cirúrgico, consistindo na retirada do testículo afetado e da bolsa escrotal. Após a cirurgia, é realizada a biópsia para saber o tipo de tumor. A depender do resultado da biópsia, pode ser necessário que o cãozinho passe também por quimioterapia para evitar possíveis metástases.
É vital que o tutor compareça com o animal a todas as sessões de quimioterapia estipuladas, para garantir que não ocorram recidivas.
Leia também:
Como prevenir neoplasias testiculares em cães?
A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores armas contra a neoplasia testicular canina. A castração também tem se mostrado uma boa alternativa para evitar o surgimento de tumores deste tipo em cães.
Consultas de rotina têm um papel fundamental na prevenção de qualquer doença, mas principalmente de tumores. Não deixe de levar o seu pet ao veterinário regularmente e fique de olho em qualquer massa anormal ou sintoma que possa surgir.
Faça a sua parte e fale já com a equipe da Pet Pillow, agende uma consulta aqui para cuidar da saúde do seu melhor amigo!