A campanha do Novembro Azul é uma das mais conhecidas no universo da saúde devido ao seu caráter de gerar conscientização quanto ao câncer de próstata, segundo mais mortífero entre homens. O que muitos tutores não sabem é que tal como os homens, os cachorros também podem ter doenças relacionadas à próstata. Partindo deste ponto, hoje vamos falar um pouco sobre o novembro azul pet e o câncer de próstata em cães. Prossiga com a leitura e saiba mais!
As principais alterações que acometem a próstata dos pets
Engana-se quem pensa que o câncer de próstata em cães e gatos é a única doença que pode acometer esta glândula. Há várias afecções prostáticas possíveis, entre benignas e malignas. Veja abaixo algumas delas:
Hiperplasia Prostática Benigna
A hiperplasia prostática benigna é uma alteração diagnosticada com mais frequência em animais de meia-idade e idosos não castrados, caracterizada principalmente pela hipertrofia das células da próstata.
Neste quadro, há um aumento no tamanho prostático por conta de um estímulo hormonal constante em animais de idade mais avançada.
Pets castrados podem apresentar outras alterações, como prostatites, que por sua vez, podem ser agudas ou crônicas.
Abcessos Prostáticos
Os abscessos prostáticos geralmente são causados por infecções bacterianas, sendo este um quadro caracterizado pela presença de lesões com pus.
Podem ser causadas tanto pela dissolução dos mecanismos de defesa da uretra quanto como uma ocorrência secundária à prostatite supurativa.
Prostatite Bacteriana
Inflamações agudas ou crônicas também podem acometer a próstata do animal. A origem de inflamações dessa natureza com frequência está relacionada à infecções no trato urinário, de ordem bacteriana.
Em animais que apresentam prostatite aguda é comum a presença de dor e outros sinais, como constipação, dificuldade para evacuar, retenção urinária ou incontinência. Já em prostatites crônicas, a dor geralmente é menos intensa e a próstata do pet torna-se assimétrica e aumenta de volume.
Cistos Prostáticos
Outro problema que pode ocorrer são os famosos cistos na região da próstata. Podem ser internos ou externos à glândula e sua causa é multifatorial, podendo estar relacionada por exemplo à hiperestrogenismo, hiperplasia, obstrução de ductos excretores e até mesmo, de origem congênita (menos comum).
Neoplasia Prostática
Por fim, há o tão temido câncer de próstata em cães. É complexo tentar determinar sua origem, mas pode estar ligada a desequilíbrios hormonais por conta da idade do pet. Afeta com maior frequência animais idosos.
Leia também:
- Os benefícios surpreendentes dos animais de suporte emocional
- Tudo que você precisa saber sobre glaucoma em cachorro
Sintomas de problemas na próstata em animais
Os sintomas de alterações prostáticas variam e diante da quantidade de problemas que podem afetar essa glândula, não necessariamente os sintomas indicam a existência de um câncer de próstata no cão. Confira alguns possíveis sinais:
- Dor;
- Constipação e dificuldade para evacuar;
- Alterações na eliminação da urina, podendo ir desde uma retenção até incontinência urinária;
- Sede excessiva;
- Perda de peso repentina e sem causa aparente;
- Presença de sangue na urina.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico de alterações na próstata é feito principalmente com base nos sinais clínicos, detecção de alterações anatômicas por exame de toque retal feito pelo médico veterinário e realização de exames complementares não invasivos como ultrassonografia e radiografia abdominal, que permitem a visualização e avaliação completa da próstata.
O diagnóstico tardio é um dos principais problemas quando o assunto é o câncer de próstata em cães, por conta do prognóstico negativo do paciente.
Quanto mais cedo o animal é avaliado por um médico veterinário e recebe o tratamento adequado, maior é a chance de sua recuperação.
Dessa maneira, não se deve esperar que o animal chegue à terceira idade para buscar avaliações da próstata, por conta da ocorrência ser mais comum em pets idosos. O acompanhamento com exames precisa ser contínuo pelo menos desde a fase adulta (a partir dos cinco anos de idade aproximadamente).
A conduta terapêutica a ser adotada com o paciente dependerá diretamente da gravidade do quadro e do tipo de alteração (se maligna ou benigna). Pode haver ou não a indicação de cirurgia, levando-se em consideração inclusive o estado geral do cãozinho, como sua idade e condições de vida.
Castração previne câncer de próstata em cães?
Por mais que seja muito difundido por aí que cães castrados não podem ter câncer de próstata, a verdade é que qualquer pet pode ter a doença, independente da castração.
Alterações como cistos prostáticos e hiperplasia prostática benigna, por exemplo, podem ser evitados com a castração do cachorro, já neoplasias infelizmente não.
Dessa forma, a melhor e única prevenção do câncer de próstata em cães continua sendo a avaliação por meio de exames regulares com o médico veterinário.
A importância do Novembro Azul Pet
Conforme vimos ao longo de todo o artigo, o novembro azul pet é uma campanha veterinária de extrema importância para conscientizar tutores quanto à ocorrência de alterações prostáticas em animais e desmistificar ideias como se castração previne câncer de próstata em cães.
Não deixe para mais tarde, aproveite para renovar já a avaliação do seu amigo!
Fale com a equipe da Pet Pillow e agende uma consulta aqui, faça a sua parte neste novembro azul.