(11) 3885-5199

Blog

Passear com gatos: confira 8 dicas para acostumar seu pet

Passear com gatos
Muitas vezes, quando pensamos em levar um pet para passear, a primeira coisa que vem na nossa cabeça é um cachorro, mas você sabia que passear com gatos é mais comum do que se imagina?
Sabe aquele dia que seu gatinho fica olhando a rua pela janela ou pelo portão, ou quando ele dá aquela fugidinha? Talvez tentar um passeio possa ser uma boa solução.
Se você tem dúvidas e inseguranças de como e quando deve levar seu gato para passear, mostraremos, neste post, como você pode fazer isso de uma forma tranquila e divertida.

Benefícios de passear com gatos

Passear com um pet traz diversos benefícios como:
  • faz parte de uma vida saudável: ao sair de casa para caminhar com seu pet, ambos se exercitam, estimulando uma vida saudável e um bom funcionamento dos órgãos do animalzinho;
  • melhora a saúde mental: sair ao ar livre com seu gatinho estimula a saúde mental do bichinho e do tutor. Fazer o gato se expressar ao ar livre faz bem para seu psicológico e permite que o animal viva de forma tranquila e feliz;
  • aumenta a conexão de ambos: praticar atividade com o seu gatinho, como um passeio, estimula a sua conexão com ele e isso fortalece a confiança e a amizade de ambos.

Passeio com gatos: com ou sem coleira?

Quando imaginamos um gato passeando de coleira é até engraçado, mas você já se perguntou se eles realmente precisam usar esse acessório?
Diferentemente dos cachorros, os gatos não gostam de ser incomodados com roupas, acessórios ou coleiras e, por isso, é difícil encontrar um usando esses artefatos. Porém, na hora do passeio a coleira é muito importante.
Dependendo do local onde você for levar o animal para passear, usar a coleira é fundamental, principalmente se for um ambiente com outros animais e carros.
De certa forma, para aumentar a segurança do seu gatinho, é preciso usar a coleira e o ideal para que o pet fique tranquilo com esse acessório é acostumá-lo desde filhote. Para colocar a coleira de uma forma mais fácil, deixe o animal ficar calmo e seguro em saber que vai usá-la. Se ele estiver ansioso e estressado, deixe esse processo para depois.

Dicas para passear com gatos

Veja a seguir algumas dicas que vão tornar o seu passeio mais interessante e divertido.

1. Escolha uma boa coleira

Hoje em dia, existem grandes variações de coleiras para gatos no mercado de pets. São diversos tamanhos, cores, materiais e decorações, então fazer uma boa escolha na hora de comprá-la é fundamental.
Certifique-se de comprar uma que seja confortável para o seu bichinho e que não o machuque e nem o atrapalhe na hora de andar. Uma das melhores coleiras são as de estilo peitoral.

2. Escolha um local calmo

No primeiro momento, comece acostumando o gato a fazer o passeio em um local calmo. Pode ser em algum jardim ou um parque vazio. O ideal é iniciar com passeios dentro de casa até o animal se acostumar. Depois, passe a levá-lo em praças e ruas, sempre promovendo segurança e bem-estar ao animal.

3. Leve algo para limpar as necessidades do animal

Você provavelmente já viu e sabe como é ruim andar na rua e ver as fezes de um animal, por isso leve um saquinho para poder pegar as necessidades do seu gato caso ele faça na rua.

4. Leve água

A água é indispensável na vida de qualquer ser vivo, então ao sair para passear não se esqueça de levar água para você e seu pet tomarem durante o passeio.

Cuidados na hora de passear com gatos

Existem alguns cuidados básicos que você deve ter quando for levar o bichano para passear, veja alguns deles a seguir.

1. Contato com outros animais

Provavelmente, durante o passeio você vai encontrar outros gatos dando uma voltinha por aí, e possivelmente pode acontecer um desentendimento entre os pets. Nesse sentido, caso aviste outro gato, mantenha-se confiante e não estresse o seu bichinho. Se possível, saia da rota que o outro gato vai fazer.
Caso encontre um cachorro e fique com medo de que ele possa atacar seu pet, pegue o gatinho no colo e espere tudo se acalmar, mas jamais corra ou faça movimentos bruscos, porque isso pode estressar tanto o cachorro, como o gato.

2. Coleira com identificação

Não é algo tão comum, mas pode acontecer de seu gato se perder de você. Para evitar esse problema, é importante fazer uma plaquinha com identificação e colocar na coleira dele.
Na placa, você pode colocar o nome dele e o seu número de telefone. Dessa forma, caso ele se perca e alguém o encontre, ficará mais fácil devolvê-lo.

3. Atenção com a rua

Às vezes pode acontecer de você estar andando com o pet na rua e algum imprevisto acontecer, então esteja sempre em alerta quando estiver fora de casa com o bichano. De preferência, ande na calçada e fique sempre de olho nos automóveis que estiverem passando.

4. Prevenção

Antes de passear com seu bichinho é fundamental que ele esteja com a vacinação em dia para evitar qualquer tipo de doenças transmitidas por outros animais. É interessante, também, passar um antipulgas e anticarrapatos para evitar que o gato volte do passeio com qualquer tipo de parasita indesejado.
Se o seu gato está quieto e relaxado e não aparenta estar gostando do passeio, talvez ele prefira ficar no conforto da sua cama o dia todo, por isso não o force a fazer algo que ele não queira. Caso contrário, isso pode torná-lo agressivo.

Conclusão

Passear com gatos pode ser divertido. Isso permite que o bichano saia da rotina, além de fazer bem para sua saúde física e mental. Um passeio amigável também melhora a comunicação do tutor com o amiguinho peludo.
Para ter um passeio tranquilo e sem estresse, siga as nossas dicas e garanta uma caminhada em segurança com seu companheiro. Lembre-se que você deve levá-lo para passear semanalmente para que ele possa se acostumar com a rua e precisa seguir o ritmo do próprio animal.