Veterinária Pet Pillow

Picada de cobra em cachorro: veja dicas essenciais para agir corretamente

picada de cobra em cachorro
Com o aumento do desmatamento e das queimadas, muitos animais silvestres estão buscando refúgio nas áreas urbanas mais próximas dessas ocorrências. Entre eles, encontram-se as cobras.
Venenosas ou não, ninguém deseja receber uma picada de cobra, não é mesmo?
Os cães não têm esse cuidado. Curiosos por natureza, quando menos esperamos, eles já estão perto de uma cobra e podem ser atacados por ela.
Você sabe o que fazer em caso de picada de cobra em cachorro? Aprenda a agir corretamente com as nossas instruções.

Picada de cobra em cachorro 

Os acidentes com animais peçonhentos geralmente acontecem por autodefesa, ou seja, eles atacam somente quando se sentem ameaçados. Na verdade, a primeira reação desses animais é uma tentativa de fuga, mas caso não seja possível, eles investem para afastar o perigo.
No Brasil, existem mais de 400 espécies de cobras. Desse total, apenas 15% são peçonhentas, isto é, venenosas.
A picada ou mordedura de cobras não venenosas em cachorros geralmente causa pequenos arranhões e dores leves, sem risco de morte.
Já as picadas ou mordeduras de cobras venenosas podem ser fatais para o seu animal.
Em caso de acidente com o seu cão, se você não tiver condições de identificar se a picada ou mordedura foi provocada por uma cobra venenosa ou não, o melhor é considerar que é de uma cobra venenosa e providenciar logo o atendimento veterinário para o seu animal. 

Como reconhecer a picada ou mordedura de cobra venenosa?

A reação do seu cão vai depender de alguns fatores, tais como:
Por vezes, nenhum veneno é injetado quando as cobras atacam. No entanto, quando acontece a mordedura, geralmente verifica-se dois pequenos furos na região do focinho do seu cão. Quando isso acontece, é preciso ficar atento a estes sinais:
Além disso, a depender da potência do veneno, seu cão poderá sofrer aceleração dos batimentos cardíacos, queda de pressão e dificuldade para respirar.

Dicas essenciais para agir nesse momento

Pode parecer antagônico, entretanto, nesse momento você precisa agir com rapidez e calma ao mesmo tempo.
É muito importante buscar atendimento de um veterinário, uma vez que o seu pet não vai se curar sozinho. A menos que receba o auxílio adequado, a sua saúde só vai piorar e o funcionamento dos órgãos será comprometido.
Para amenizar essa situação, siga as instruções:

Que tipo de tratamento o seu cão receberá?

Quando seu cachorro for atendido por um veterinário, ele será imediatamente submetido a exames e medicado com soro antiofídico específico para animais.
O veterinário é o único profissional capacitado a tratar do paciente picado por cobra venenosa e avaliar de maneira correta a gravidade do seu quadro clínico.
Provavelmente, o seu cãozinho ficará internado para tratamento por, no mínimo, 5 dias. Tudo vai depender da evolução do quadro e da recuperação do seu pet.
Contudo, o tratamento deve continuar em sua casa com a aplicação de medicamentos receitados pelo seu veterinário.
Caso necessite de atendimento para o seu pet, a clínica Pet Pillow atende 24 horas e conta com equipe altamente capacitada: temos capacidade para 9 internações, exames laboratoriais, UTI e centro cirúrgico com equipamentos modernos para cuidar dos nossos pacientes.

Principais cuidados para evitar a picada de cobra em cachorro

A destruição do habitat natural dos animais silvestres, incluindo as cobras, provoca uma “invasão” às áreas urbanas e, como consequência, os acidentes com picada de cobra em cachorro aumentam.
Para evitar a ocorrência desses acidentes, veja as seguintes dicas:

Considerações finais

Você viu neste post que a conservação do meio ambiente é fundamental para evitar a picada de cobra em cachorro e ter atenção a alguns detalhes poderão prevenir esse acontecimento.
Com as nossas dicas, se esse acidente ocorrer, você estará mais preparado para tomar uma decisão sábia e rápida.
Confira também este artigo sobre piolho em gatos!
Sair da versão mobile