Da mesma maneira que o ser humano, os cachorros precisam ser educados para uma boa convivência com suas famílias e para se adaptar ao ambiente em que vivem. Para isso, a prática do reforço positivo é muito utilizada e recomendada por cuidadores e adestradores.
Esse costume envolve algo que o pet tenha interesse, como brinquedos, carinho ou petiscos a um comportamento que seja correto, sem a necessidade de puni-lo. O pet pode aprender comandos básicos, melhorar seu convívio social e corrigir maus hábitos de maneira gentil e eficaz.
A partir desse reforço, diversos pontos positivos podem ser atribuídos:
- O uso de carinho melhora a relação entre tutor e pet, e faz com que o cachorro associe seu dono a momentos bons e positivos.
- Quando o objetivo é alcançado, acontece uma mudança no mau comportamento do cão: ele passa a ser mais sociável e menos agressivo com seres de fora do seu convívio e também os educa a fazer comandos básicos, como dar a patinha, sentar, entre outras ações.
- Reduz o estresse no processo de aprendizagem do pet. Como são ações positivas, é criado um ambiente de aprendizagem mais tranquilo, sem medo ou ansiedade do animal.
- Dica: o processo de treinar filhotes pode ser desafiador, mas com o reforço positivo, ele se torna mais fácil. Praticando esta atividade com filhotes auxilia na construção de bons comportamentos desde cedo, evitando problemas futuros.
O reforço positivo é um bom meio de ensinar seu cão a ter boas maneiras e conviver de forma agradável, lidando de maneira mais saudável e prevenindo problemas futuros.