Infelizmente, nem sempre podemos levar conosco os pets quando viajamos, tendo em vista que há locais que não permitem a presença de animais e, dependendo da distância e do meio de transporte, a viagem pode ser muito desconfortável para o seu amigo de quatro patas.
A solução para esse problema é deixar o animal de estimação com algum parente ou amigo. Mas e se ninguém estiver disponível ou não dispor de um local apropriado para abrigar o pet confortavelmente, o que fazer?
Alguns tutores arriscam e deixam seus pets sozinhos, quando as viagens duram um ou dois dias somente. Contudo, por mais que sejam poucos dias, o bichinho não entende que você está viajando e irá voltar e, assim como a gente, sente saudade, medo, solidão, estresse e tristeza ao estar sozinho.
Uma alternativa para resolver esse impasse é contar com algum serviço de hospedagem e cuidado de animais, como pet sitter, hospedagem domiciliar e hotel para pet. Mas como escolhê-lo? Para responder a essa pergunta, siga a leitura!
Tipos de hospedagens
Basicamente, há três tipos de hospedagem de animais. Conheça um pouco mais sobre cada um deles!
Hotel para pet
Comumente, os hotéis para pets contam com dormitórios individuais, espaço ao ar livre para recreação, espaço coberto para dias de chuva, ambiente interno climatizado, atividades recreativas, brinquedos e atendimento veterinário 24 horas por dia.
Para hospedar o seu bichinho no hotel, é preciso que ele esteja com a carteira de vacinação em dia. Assim, não há risco de transmissão de doenças entre os animais.
Para que seu amigo se adapte ao hotel, é recomendado levar cama, cobertores, brinquedos preferidos e até mesmo algum pertence seu, para que o pet sinta seu cheirinho. Além disso, caso o animal faça uso de algum medicamento, é necessário levar o suficiente para o período de hospedagem.
Hospedagem domiciliar
Diferentemente do hotel para pet, na hospedagem domiciliar, o cão ou gato é alojado na residência de um cuidador. Para saber quais serviços são oferecidos, é preciso entrar em contato com o próprio cuidador.
Petsitter
Pet sitter, como o próprio nome sugere, é uma espécie de babá de pets. Ao contrário da hospedagem domiciliar e o hotel para pet, nessa modalidade, seu bichinho permanece no aconchego do lar e a pet sitter o visita todos os dias para lhe fazer companhia, trocar a água do bebedouro, fornecer a ração, dar algum medicamento, realizar passeios e brincar com ele.
Cuidados para tomar na hora de escolher o hotel para pet
Para se certificar que, de fato, o pet estará bem instalado e cuidado, é preciso verificar alguns pontos previamente. Veja quais!
Busque referências
Em primeiro lugar, é interessante elaborar uma lista com os serviços de hospedagem para pets da sua cidade. Para isso, você pode realizar uma rápida busca na internet e listar aqueles que são melhor avaliados pelos usuários.
Verifique se a empresa ou profissional tem redes sociais e aproveite para conferir as interações com os clientes, bem como fotos e vídeos postados.
Para conhecer mais sobre as empresas, você pode pesquisar o nome delas no site Reclame Aqui. Assim, você conseguirá checar se há alguma reclamação contra o empreendimento, se o cliente insatisfeito obteve uma resposta e qual a solução apresentada.
Para conhecer mais sobre os cuidadores que hospedam o animal na própria casa e pet sitters, você pode contatar algum cliente que tenha encontrado na internet ou ligar diretamente para o profissional e solicitar recomendações para verificar. O mesmo pode ser feito para empresas.
Ao final desse levantamento de informações, você terá criado uma lista com as melhores opções disponíveis na sua cidade.
Visite pessoalmente o local de hospedagem
Após filtrar as melhores opções disponíveis, é hora de visitar cada local para conhecer as instalações e se informar a respeito da rotina planejada para os animais hospedados, como a empresa ou profissional se organiza e os valores cobrados. Lembre-se de anotar todas as informações para compará-las depois.
No caso de pet sitter, você pode solicitar o agendamento de uma entrevista para conhecer melhor o profissional e como ele atua. Durante a entrevista, apresente a pet sitter ao seu bichinho e veja como os dois interagem. É interessante fazer o mesmo no caso da hospedagem domiciliar e hotel para pet. Assim você terá uma noção de como o pet se sente em cada local.
Confira os serviços prestados
Por fim, é muito importante verificar os serviços prestados. Hotéis para pets geralmente oferecem mais serviços, uma vez que contam com uma ampla infraestrutura e profissionais capacitados, como médicos veterinários e adestradores.
Você pode encontrar cuidadores que hospedam o pet no próprio domicílio e pet sitters que possuem qualificação também, mas é preciso confirmar, pois nem todos a têm.
Após recolher todas essas informações, compare-as para encontrar a mais adequada para o seu bichinho de estimação.
Conheça a Pet Pillow
A Pet Pillow é uma clínica veterinária com mais de 25 anos de experiência no atendimento de cães e gatos. Localizada na cidade de São Paulo, a clínica conta com profissionais de diversas especialidades, como cardiologistas, nutricionistas e fisioterapeutas.
Além disso, a Pet Pillow conta com uma ampla infraestrutura formada pelo hospital veterinário 24 horas, centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva (UTI), equipamentos modernos para realização de exames, espaço para banho e tosa, além, é claro, de hotel para pet, sendo aceitos cães e gatos!
A vantagem de contar com um hotel para pet, como a Pet Pillow, é que seu bichinho de estimação terá no mesmo local uma estrutura confortável para descansar, atendimento emergencial 24 horas, serviço de banho e tosa e o Parque Ibirapuera para passear, uma vez que a clínica está situada próximo do parque.
Então, se você pretende viajar e precisa de um local de confiança para deixar o seu pet, saiba que a Pet Pillow tem tudo o que ele precisa. Entre em contato e agende uma visita!