Ter um gato de estimação requer muitos cuidados com o ambiente de convivência, a alimentação e a higiene do bichano para que ele possa ter uma vida saudável.
Em relação à alimentação desse animal, muitos tutores questionam se devem oferecer ração seca ou úmida para o peludo. Afinal, qual é a melhor para os gatos? Quais são as suas características, vantagens e desvantagens? Continue a leitura para saber mais sobre esse assunto.
Ração para gatos
A ração é um componente fundamental para a alimentação dos gatos, pois possibilita que eles tenham um bom desenvolvimento corporal, hormonal e fisiológico. Existem vários tipos de rações com sabores, texturas e tamanhos diferentes. Além disso, a quantidade de proteínas pode alternar de acordo com a composição do alimento.
As duas variações de ração mais conhecidas são as secas e as úmidas. Saiba mais sobre elas nos próximos tópicos.
Ração seca
A ração seca é muito utilizada e conhecida por sua praticidade. Esse tipo de ração é encontrado facilmente com uma faixa de preço bastante variada e acessível.
Vantagens da ração seca
- Possui diversas variações: isso permite atender gatos com estilo de vida, faixa etária e raças distintas, além de ser indicado para animais que têm certos tipos de doenças ou comorbidades.
- É fácil de estocar: basta colocar a ração em um pote vedado, impedindo a entrada de insetos, fungos e bactérias.
- Ajuda a limpar os dentes do gato: a ração seca também auxilia os felinos na limpeza dos seus dentinhos, sendo mais um ponto positivo para a sua higiene.
- Tem um prazo de validade longo: quando bem armazenada, a ração seca apresenta um período de conservação elevado.
Desvantagens da ração seca
- A textura firme pode prejudicar alguns gatos: felinos filhotes e idosos geralmente têm dificuldade para triturar alimentos duros como a ração seca.
- Possui baixa umidade: a ração seca é composta por, aproximadamente, 10% de umidade, então gatos que bebem pouca água serão afetados.
Ração úmida
A ração úmida, na maioria dos casos, tem um sabor mais intenso quando comparada com a ração seca. Por conta disso, a maioria dos bichanos preferem esse tipo de alimento que também possui um cheiro mais convidativo.
Contudo, enquanto os gatos adoram esse tipo de ração, ela também demanda mais atenção do tutor em relação ao seu armazenamento e preço.
Vantagens da ração úmida
- Apresenta alta umidade: esse tipo de ração é composta por, aproximadamente, 80% de umidade, sendo uma boa fonte de água, principalmente para os peludos que não gostam de tomar esse líquido puro e com frequência.
- É recomendada para o tratamento de algumas doenças: devido a alta taxa de líquido, a ração úmida é recomendada para auxiliar os gatos no tratamento de doenças renais e urinárias.
- Possui uma textura macia: a textura macia é muito boa para os gatos que apresentam dificuldades de mastigar alimentos duros.
- Apresenta um baixo índice calórico: há variações de ração úmida que são produzidas com baixos índices calóricos.
- Tem uma grande palatabilidade: as rações úmidas são muito agradáveis para a grande parte dos bichanos, o que evita que eles enjoem facilmente desse alimento.
Desvantagens da ração úmida
- Preço elevado: o custo da ração úmida é bastante elevado em relação à ração seca, pois esse alimento requer mais cuidados durante o seu preparo.
- Tem um maior risco de formar tártaro: como a ração apresenta grande umidade, os riscos da formação de tártaro são maiores, caso ela não esteja armazenada e vedada corretamente.
- Tem um menor prazo de validade: devido às propriedades da ração úmida, naturalmente, ela terá um prazo de validade curto em comparação com a ração seca, e isso se agrava ainda mais quando a embalagem é aberta.
- Pode conter altos índices de corantes e conservantes: alguns fabricantes de ração úmida utilizam uma grande quantidade de conservantes na tentativa de aumentar a vida útil desse alimento, porém produtos químicos em excesso não são interessantes para a saúde dos bichanos.
Ração seca ou úmida: qual é a melhor para o meu gato?
Depende! Tanto a ração seca quanto a ração úmida têm pontos positivos e negativos em relação às suas características. Para decidir qual delas será dada para o seu gato, você terá que levar em conta uma série de fatores e recomendações veterinárias.
Existem gatos que têm aversão a alimentos secos, o que leva os tutores a recorrerem à ração úmida. Há casos também em que os tutores precisam ficar muito tempo fora de casa, assim, a ração seca será mais indicada, uma vez que ela pode permanecer na vasilha do animal por muito mais tempo do que a ração úmida.
Vale destacar que os gatos são felinos oriundos de áreas desérticas, logo, naturalmente eles não são grandes bebedores de água e, por conta disso, esses animais estão mais sujeitos a contrair problemas relacionados ao sistema urinário.
Nesse sentido, a ração úmida é fortemente recomendada para os bichanos que não ingerem muita água. Se esse não for o caso, a ração seca pode ser aplicada facilmente.
No geral, nós recomendamos uma alimentação mista, com raçoes úmidas e secas sendo oferecidas de forma intercalada. Geralmente, quando você oferece a ração seca para o gato desde filhote, ele tende a aceita-la bem.
Fique atento à quantidade de água que o seu peludo ingere
Você deve estar atento à quantidade de água que o seu gato está ingerindo, principalmente se ele se alimenta com ração seca. É de suma importância sempre manter um recipiente com água fresca para o bichano em qualquer hora do dia.
Os potes com água devem estar distantes da comida e da caixa de areia do gato, além disso, essas tigelas devem estar limpas e localizadas em vários pontos da casa.
Se o seu felino tiver uma preferência por água corrente, é interessante oferecer para ele um bebedouro próprio para isso. Lembre-se de que os filtros do bebedouro devem ser trocados periodicamente para manter a qualidade da água.
Conclusão
As rações secas e úmidas têm propriedades distintas. Antes de dar para o seu gato algum desses alimentos, você deve levar em consideração a saúde, a faixa etária e as características do animal. Não hesite em procurar um veterinário para avaliar cuidadosamente o seu bichano e estabelecer recomendações referentes à alimentação dele.