Tão importante quanto a sua saúde mental, é a saúde mental dos seus cães. Você já parou para pensar como o humor e a energia das pessoas que estão ao seu redor influenciam no seu dia a dia? Com os cães e demais animais, isso não é diferente. Animais com a saúde mental em dia fazem com que o ambiente seja muito mais agradável para toda a família.
Além disso, uma boa saúde mental evita que os animais fiquem doentes, sejam agressivos ou não se alimentem da maneira correta. Assim, cabe a você proporcionar todos os meios para que o seu pet seja feliz e não tenha a saúde mental influenciada por fatores que você pode controlar.
Veja neste post um conteúdo completo sobre a saúde mental dos cães e saiba ajudar o seu pet a viver uma vida plena, feliz e tranquila. Acompanhe!
Saúde mental dos cães
A saúde mental dos cães é o que faz com que esses animais tenham mais tranquilidade em seu dia a dia. Isso influencia não só o cachorro, mas todas as pessoas e os outros animais que convivem com ele. Por exemplo, uma casa com um cão que é agressivo com os tutores acaba influenciando no clima geral do ambiente.
Assim como as pessoas, os cachorros possuem necessidades e sentem emoções, de modo que se estiverem muito tristes ou muito estressados, isso acaba influenciando na sua saúde mental. A partir disso, o primeiro passo para compreender a saúde mental dos cães, é saber que eles também sentem medo, raiva, tristeza, entre outros.
Um cachorro que não tem a saúde mental em dia pode apresentar diversos problemas de convivência, sendo que em alguns casos ainda podem desenvolver doenças, como a depressão, por exemplo. Esse é um fato que nem todos sabem, mas cães também têm depressão. Infelizmente, este é um assunto pouco tratado, mas que merece atenção.
Muitas vezes não sabemos porque o cão se comporta de determinada maneira, estando muito agressivo ou muito apático. Muitas vezes, isso pode significar que ele não está com uma boa saúde mental.
Por isso, fique sempre atento ao comportamento do animal, isso pode acarretar em um diagnóstico precoce. O ideal é sempre prevenir, mas se você acabar notando um comportamento diferente no seu pet, procure um veterinário para que ele avalie o que está acontecendo.
A importância da saúde mental
A importância deste tópico é imensa, pois além de não ser amplamente debatido, como deveria, a saúde mental dos cães deve ser tratada com seriedade e atenção. Esses animais sentem coisas assim como nós sentimos, de modo que a saúde mental deles tem grande importância no dia a dia do cão.
Além de influenciar em questões comportamentais, como o apetite, a agressividade, apatia, dificuldade de relacionar-se com outros animais e até mesmo com humanos, entre outros, a saúde mental também pode influenciar no restante da saúde do animal. Esse aspecto tem fundamental importância, pois pode acarretar em doenças de natureza grave.
O ideal é que você não se descuide nem por um dia do seu cãozinho, pois ele pode estar querendo mostrar ou demonstrar indiretamente que algo não está certo. A importância da saúde mental dos cães também está relacionada à importância de manter uma constância psicológica com o animal.
Se você não estiver atento e cuidar bem do seu pet, certamente haverá o risco de ele desenvolver algum problema de saúde mais grave ou tornar a convivência no lar bem dificultosa.
Atividades para garantir a saúde mental dos cães
Existem algumas atividades que auxiliam no processo de manutenção da saúde mental dos cães. O dever de praticar essas atividades parte dos tutores, que devem ter disposição para fazer tudo o que for preciso para cuidar bem de seus pets. Assim, para manter a saúde mental dos seus cachorros, fique atento a:
Atividades de socialização
Não deixe seu cão isolado do mundo. Assim como nós precisamos nos relacionar com outras pessoas, o seu cão deve ter contato com outros cachorros. Isso faz parte da natureza do animal e pode ajudar muito a manter a saúde mental em dia.
Alimentação adequada
A alimentação é muito importante nos cuidados com a saúde mental dos cães, de modo que com uma alimentação balanceada, com todos os nutrientes e vitaminas necessárias para o cão, a saúde mental também será preservada.
Amor e carinho
Pode até parecer clichê, mas dar todo o amor e todo o carinho que você puder também ajuda o seu cão a sentir-se mais feliz e tranquilo. Quando o animal se sente amado e querido pelos tutores, possui muito menos risco de desenvolver depressão, por exemplo.
Passeios ao ar livre
Os passeios ao ar livre fazem bem para o corpo e principalmente para a mente dos cães. Leve o seu cachorro para passear sempre que puder e não deixe ele trancado em casa o dia todo. Lembre-se que os animais foram feitos para se movimentar.
Realização de brincadeiras
O lazer é tão importante para nossa saúde mental, como não seria para a dos nossos cães? Aproveite o seu tempo livre para brincar com seus pets e não deixe que eles fiquem tristes ou entediados em casa. Isso ajuda muito no equilíbrio da mente dos cães e permite que sejam ainda mais felizes.
Doenças associadas à saúde mental dos cães
Algumas doenças são bem comuns em cães que não têm uma boa saúde mental. São elas:
- depressão;
- automutilação;
- coprofagia;
- estresse; entre outras.
Independentemente de qualquer coisa, é preciso levar o cão que apresenta qualquer comportamento diferente até um médico veterinário. Se você verificar questões como latidos em excesso, cansaço constante, agressividade, apatia, falta de apetite, entre outros sintomas, deve marcar uma consulta veterinária o mais rápido possível.
Considerações finais
Diante do que foi observado no post, fica claro que a saúde mental dos cães é muito importante para o animal. Não deixe que o seu pet tenha doenças ou se sinta triste sem que você tenha tentado fazer algo para melhorar a situação. Faça as atividades recomendadas e, em caso de observação de algum sintoma, vá até o seu veterinário de confiança.