Veterinária Pet Pillow

Vacinas para gatos: quais são e quanto custam?

vacinas para gatos

Sabia que existem épocas certas para aplicar as vacinas para gatos? As vacinas precisam estar precisamente em dia e devem ser dadas no período correto estipulado pelo veterinário.

Porém, antes de tomar os imunizantes necessários, o gato deve ser vermifugado e estar com a saúde em dia. Ou seja, sem diarreia ou febre.

Se você tem um gatinho em casa ou está pensando em ter um, continue acompanhando nosso post. Vamos te mostrar as vacinas para gatos que ele deve tomar. Confira e boa leitura!

Quais são as vacinas para gatos?

Não somente para os gatos, mas a vacinação é importante para todos os tipos de animais de estimação. Porém, para isso, é necessário que ele, seu pet, tenha um acompanhamento com um veterinário de confiança.

As vacinas para gatos não são tão divulgadas e, por isso, vamos dar um pouco mais de ênfase nesse tema.

A primeira dose só pode ser dada quando o seu bichano tiver com 45 a 60 dias. Se for antes, os anticorpos passados da mãe para o filhote podem interferir no processo de imunização.

Há três tipos de vacinas polivalentes: A V3 (que previne contra: panleucopenia, rinotraqueíte e calicivirose), a v4 (imuniza contra a clamidiose) e a v5 (que evita a leucemia felina). Veja os detalhes das doenças que são evitadas pelas vacinas para gatos:

Confira também o nosso artigo sobre cuidado especiais com gatos filhotes!

1 – Panleucopenia

Esse vírus é transmitido por contato com outros animais doentes ou objetos que estejam contaminados. Ele pode prejudicar a coordenação motora dos filhotes.

Febre, vômitos, inapetência, prostração (fraqueza) e diarreia são alguns sintomas dos bichanos que estão infectados.

2 – Rinotraqueíte

Evita um vírus altamente contagioso, o herpes vírus, que pode levar a morte dos filhotes.

Sintomas como espirros, secreções nasais, rinite, salivação, conjuntivite, febre e falta de apetite são apresentados por animais os que contraem essa doença

3 – Calicivirose

Seus sintomas são bastante semelhantes aos da rinotraqueíte. Porém, essa doença também causa úlcera na cavidade oral do animal.

4 – Clamidiose

Essa doença afeta a membrana que recobre a parte frontal do globo ocular do animal. Depois atinge o seu sistema respiratório.

Os sintomas mais comuns da enfermidade são conjuntivite, corrimento nasal e ocular, espirros, febre, dificuldade de respirar, falta de apetite, pneumonia e prostração (fraqueza).

5 – Raiva

Doença também comum em cachorros, ela afeta, especialmente, o sistema neurológico do animal. Não tem cura e a única forma de prevenir essa enfermidade é com a vacina!

Os sintomas são alterações de comportamento, fotofobia, agressividade, hidrofobia e falta de apetite.

6 – Leucemia Felina

A doença é causada pelo Feline leukemia vírus, FeLV, comprometendo as defesas imunológicas e tornando os gatinhos vulneráveis a enfermidades infecciosas, lesões na pele, desnutrição, cicatrização mais lenta de feridas e problemas de reprodução.

O gato pode pegar essa patologia ao ter contato com a saliva, urina ou fezes de animais já infectados. Sendo assim, o simples fato de dividir a água com outro bichano que esteja doente é o suficiente para contaminar o que está em perfeita saúde.

As gatas prenhas podem transmitir para o filhote por meio do parto ou pelo leite. Os sintomas da doença são perda de peso, secreção nasal e ocular, diarreia e imunodeficiência. Além de tumores nas células linfáticas.

É importante lembrar que a raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida a seres humanos. As demais doenças não são transmissíveis às pessoas.

Quando as vacinas para gatos devem ser aplicadas

É a primeira vez que você tem um gatinho? Então, todo tipo de cuidado é algo novo. 

Porém, não é assim tão complicado cuidar de um bichano, mas é importante  ficar atento ao seu período de imunização. Veja qual o período de aplicação de vacinas:

É importante lembrar que a vacinação será de acordo com a orientação do veterinário. Gatos adultos ou que não são recém-nascidos devem receber duas doses da vacina múltipla, com intervalo de 21 dias entre elas, e uma dose da antirrábica.

Além disso, antes dos 45 dias de vida, não é recomendado vacinar gatos.

As vacinas para gatos causam reações?

Não é muito frequente as vacinas para gatos causarem sintomas nos bichanos. Porém, em alguns casos podem ocorrer sinais como coceira na cabeça, dificuldade respiratória, vômito e prostração (fraqueza).

É normal que o gatinho fique com a região um pouco dolorida e mancar um pouco ao andar. Porém, isso passa com pouco tempo. Mas, se persistir, procure um veterinário.

Qual o custo médio das vacinas para gatos?

Assim como qualquer outro animal, os gatos também necessitam de cuidados. Idas periódicas ao veterinário, vacinas e banhos. Sim, os bichanos precisam de banho com certa frequência, é bom para a saúde deles.

O valor das vacinas para gatos pode variar de acordo com o Pet Shop. Porém, confira os valores médio abaixo:

Cuidar de bichanos exige a mesma atenção dada a outros tipos de animais de estimação. Para que o gato não fique arisco, é importante acostumá-lo ir ao veterinário desde cedo.

Assim é mais fácil que ele não crie resistência.

Fique atento aos sinais apresentados por seu gato e não automedique o seu bichinho de estimação. Qualquer remédio não recomendado por veterinários pode prejudicar ainda mais a sua saúde.

Vale lembrar que as vacinas para gatos são extremamente importantes para que eles cresçam fortes e totalmente sadios. Além disso, é possível evitar enfermidades mortais ao seu animal de estimação. 

Portanto, fique atento também às campanhas de vacinação que são anuais!

Em caso de dúvidas sobre as vacinas para gatos, procure um veterinário de confiança. Se você ainda não tem um, a Pet Pillow conta com uma excelente equipe e que está a sua disposição!

Sair da versão mobile