Veterinária Pet Pillow

Vacinas para pets: quando vacinar e por quê?

Vacinas para pets
Ter um pet saudável e bem tratado é o que todos os tutores desejam, e, para isso, algo muito importante é ter a carteira de vacinação do animal em dia.
Todos os animais devem receber vacinas durante cada etapa de sua vida, então preparamos este post para tratar sobre essa temática fundamental. Ao longo do conteúdo, você conhecerá as principais vacinas para pets, quando elas devem ser tomadas e por que elas são tão importantes. Confira.

Qual é a importância das vacinas para pets?

As vacinas são muito importantes, pois elas trazem imunização aos pets e previnem, principalmente, doenças virais e algumas bacterianas, como leptospirose e bordetella bronchiseptica
Antigamente muitos cães e gatos morriam com doenças como raiva, hepatite, cinomose, leptospirose, panleucopenia, complexo respiratório felino, dentre outras. Apesar disso, por mais que as vacinas ofereçam apenas benefícios para os animais, ainda há pessoas que  não acreditam na sua eficácia e deixam de vacinar os seus bichinhos por medo, o que pode ser muito perigoso.
As primeiras vacinas que o animal deve tomar quando filhote, por exemplo, são imunizantes contra bactérias que podem causar a morte do pet. De qualquer modo, converse com o veterinário do seu bichinho, pois esse profissional saberá exatamente o que o seu pet precisa e quando ele pode receber as vacinas caso tenha algum problema de saúde.

Principais vacinas para pets

Conheça a seguir as vacinas mais comuns para cães e gatos.

Vacinas para cães 

Existem muitas vacinas importantes para os cães que devem ser aplicadas anualmente. Elas são:

1. Antirrábica

A vacina antirrábica é uma das mais importantes para os cães, já que a raiva é uma doença séria e provoca salivação excessiva, agressividade e falta de coordenação motora. Ela também pode causar a morte tanto do animal quanto do ser humano.
A vacina antirrábica deve ser dada ao cachorro geralmente a partir de 12 semanas de vida e tem dose única que deve ser reforçada uma vez por ano. Lembrando que essa é uma imunização obrigatória para os animais.

2. Vacina polivalente ou múltipla

A vacina polivalente imuniza o cão contra bactérias e viroses como: parvovirose, coronavirose, alguns tipos de leptospirose, cinomose, adenovirose, parainfluenza e hepatite infecciosa canina.
Essa imunização deve ser aplicada no filhote nas primeiras 6-8 semanas de vida e depois deve ser reforçada anualmente.

3. Gripe canina

Sabia que cachorro também gripa? Pois é, a gripe canina é uma traqueobronquite que causa tosse, febre, coriza, espirro, perda de apetite e outros sintomas, por isso ela deve ser tratada no início, caso contrário, pode haver uma piora no quadro de saúde do seu pet e ele pode ter uma  pneumonia.
Sendo assim, para que esse incidente seja evitado, procure sempre reforçar a vacina do seu pet anualmente. A primeira dose pode ser dada ao filhote de, em média, 8 semanas.

4. Vacina para giardíase

A giardíase é um vírus causado por um protozoário que provoca mudanças no sistema digestivo e tem sintomas como: diarreia com ou sem sangue, náuseas, vômitos, dores no abdômen e  gases.
Portanto, a vacina é uma imunização muito importante, pois essa doença pode levar o cãozinho a falecer devido à desidratação. A vacina pode ser administrada a partir das 8 semanas e depois deve receber algumas doses de reforço.

5. Leishmaniose

Essa doença é causada pela picada do mosquito-palha e traz consequências à saúde do animal, já que ela pode afetar os órgãos. Os seus sintomas são: descamação de pele e lesões, além de problemas oculares.
Existe uma vacina específica para a doença, no entanto, ela tem eficácia duvidosa e é utilizada apenas em casos muito específicos, de acordo com a indicação do veterinário.

6. Filariose

A filariose, também conhecida como verme do coração canino, é provocada pelo verme dirofilaria immitis e pode causar complicações severas ao animal, podendo ser fatal caso não seja tratada.
A vacina que previne a doença é chamada de ProHeart e é indicada a partir de 9 meses, tendo validade anual.

Vacinas para gatos

As vacinas também são cruciais para os gatos. Veja a seguir as principais vacinas que seu gatinho deve tomar.

1. Panleucopenia

A panleucopenia é transmitida ao gato através do contato com outros animais doentes ou objetos infectados. Os sintomas mais comuns são: vômito, febre, prostração, diarreia e inapetência. Para evitá-la, a vacina pode ser dada ao animal a partir dos 45 dias de vida.

2. Raiva

Assim como no cachorro, a raiva causa mudanças no sistema neurológico do gato e não tem cura, então a única forma de preveni-la é por meio da vacina.
A doença também causa agressividade ao animal e é fatal. O gato pode receber a dose a partir dos 4 meses de idade e deve ser reforçada anualmente.

3. Leucemia felina (Felv)

A leucemia felina é causada pelo vírus Feline leukemia vírus e tem como principal sintoma o enfraquecimento do sistema imunológico do animal, o que resulta em muitas consequências ao gato. A vacina pode ser administrada dos 40 a 60 dias de vida.

4. Complexo respiratório felino

Essa é uma doença infecciosa com alto contágio. Os seus sintomas são respiratórios e, por esse motivo, é muito importante vacinar seu gatinho o quanto antes. A vacina pode ser aplicada nas primeiras semanas de vida, logo após o gato precisará receber algumas doses de reforço.

Agende uma consulta

A vacinação em cães e gatos é muito importante e sempre é bom lembrar de deixar a carteira de vacinação em dia. Para manter o calendário em dia, é importante contar com uma clinica veterinária de confiança.
A revacinação anual e no pet idoso deve ser discutida com o veterinário, principalmente nos felinos que moram em apartamentos, onde a indicação atual vem sendo a cada 2 ou 3 anos.
A Pet Pillow oferece para o seu bichinho uma assistência de qualidade, com atendimento emergencial 24 horas, UTI animal, exames laboratoriais e uma infraestrutura completa para cuidar do seu pet.
A clínica veterinária fica na grande São Paulo e temos uma grande experiência no ramo, com mais de 25 anos de atendimento. Também oferecemos serviços de banho e tosa, farmácia veterinária e até mesmo acupuntura e hospedagem para pets. Entre em contato e agende uma consulta conosco.
Sair da versão mobile