(11) 3885-5199

Blog

Veterinário 24 horas: atendimento emergencial Pet Pillow

Veterinário 24 horas no Pet Pillow

Nós sabemos que emergência não tem horário para acontecer. Por isso mesmo existem hospitais com pronto-socorro 24 horas, para que em caso de emergência com você ou alguém de sua família seja possível ser atendido em qualquer horário do dia. Com o seu pet, não poderia ser diferente: nossos animais de estimação, infelizmente, também estão sujeitos a situações de emergência a qualquer momento. Felizmente, a Pet Pillow possui serviço de atendimento veterinário 24 horas, com profissionais de diversas especialidades prontos para atender o seu pet.

The golden hour: você sabe o que é?

Veterinário 24 horas no Pet Pillow

Quando ocorre um trauma significativo, seja em um ser humano ou em um animal de estimação, a hora após esse trauma (a hora de ouro, tradução de the golden hour) é um período extremamente importante para saber se o ser vivo que sofreu o trauma irá sobreviver e como será sua recuperação.

Por isso, quando o atendimento emergencial é feito por pessoas capacitadas, em um local com boa estrutura, as chances de boa recuperação aumentam.

Pensando nisso, listamos algumas situações as quais é preciso, o mais rápido possível, levar seu pet para receber atendimento.

Nestes casos, é bom levar o seu pet para receber atendimento imediatamente, seja dia ou noite, por isso é importante ter um veterinário 24 horas de confiança para atender algum dos casos a seguir.

Lembre-se que o tempo demorado para receber o atendimento junto com a qualidade do local e de seus profissionais pode fazer toda a diferença entre a vida e a morte.

Em quais ocasiões devo levar meu pet ao atendimento emergencial?

Suspeita de envenenamento

Envenenar intencionalmente um animal é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. No entanto, infelizmente pode acontecer de seu animalzinho se envenenar, por acidente ou não, e nesse caso será preciso ele ser atendido o mais rápido possível.

Se seu animal tem acesso à locais externos à sua casa e ele apresenta um comportamento estranho, que poderá ser acompanhado por vômitos e letargia, é possível que isso tudo tenha sido provocado por um envenenamento. Nesses casos é preciso levar o animal afetado a um veterinário 24 horas ou hospital veterinário o quanto antes.

Problemas ao urinar ou defecar

Um problema grave que necessita de atendimento emergencial é a obstrução intestinal ou urinária do animal. As obstruções intestinais podem ser provocadas por algum objeto que foi ingerido e “parou” no meio do caminho.

Essa ocorrência é especialmente comum entre filhotes, que muitas vezes ingerem objetos não identificados. Já a obstrução urinária pode aparecer  como sintoma de alguma doença, como um tumor ou cálculo renal.

Em ambos os casos, é imprescindível o atendimento rápido para descobrir a razão da obstrução e poder, assim, salvar o seu animalzinho.

Parto

veterinário 24 horas - Parto

Apesar de existir muitas pessoas que já tiveram seu dia de obstetra e auxiliaram a vinda de outros animais domésticos para esse mundo, levar seu animal para um veterinário 24 horas para ter um parto em um local com estrutura é o mais recomendado.

Problemas podem surgir no meio do trabalho de parto que podem colocar em risco a vida do seu animal e de seus filhotes.

Além disso, se for necessário fazer uma cesária de emergência, estando em uma clínica veterinária o procedimento é feito rapidamente com toda a estrutura necessária, diminuindo riscos e até mesmo sofrimento do seu pet.

Fraturas

Acidentes que causam fraturas podem acontecer com todos os animais de estimação, sobretudo com aqueles que vivem soltos em grandes espaços.

Se você perceber que seu animal sofreu uma queda ou uma pancada forte e está com a mobilidade reduzida, pode ser o indício de que algum osso sofreu uma fratura.

Para que a mobilidade de seu pet não fique comprometida de forma permanente, o atendimento rápido é muito importante.

Nesses casos, procure um veterinário 24 horas de confiança para realizar exames de imagem como raio x, por exemplo.

Veja também nosso post com cuidados gerais para ter um pet saudável.

Atropelamento

O atropelamento é um dos tipos de acidentes mais letais para cães e gatos. No entanto, um atendimento de emergência imediatamente após o ocorrido pode salvar a vida do seu animal.

É preciso retirá-lo do local com o maior cuidado possível para não agravar as lesões causadas pelo acidente e levá-lo rapidamente ao atendimento de emergência para que ele seja cuidado por profissionais especializados. Lembre-se que a hora de ouro pode ser o fator decisivo para a sobrevivência do seu pet.

Alergias

Ao perceber seu animal com um inchaço fora do comum em alguma parte do corpo, junto com outros sintomas como vômitos e tremores, é possível que seu animal esteja passando por uma crise de alergia.

A alergia é uma resposta do sistema imunológico a um corpo estranho, que pode ser a picada de algum inseto, um produto de limpeza ou até mesmo algum tipo de comida.

O problema é que, dependendo do nível da alergia que o seu animal possui, a resposta de seu organismo a esse corpo estranho pode ser muito violenta, podendo até levar à morte.

Por isso, ao sinal de algum desses sintomas, é importante levar o animal para o atendimento de emergência para que ele receba medicação.

Dificuldades respiratórias

Se seu cachorro parece estar mais ofegante, fazendo alguns ruídos para respirar, e você percebe que ele está um pouco menos ativo, o melhor a se fazer é buscar um atendimento o mais rápido possível.

Dificuldades respiratórias podem ser um sintoma desde algo relativamente simples, como uma alergia ou um resfriado, até algo mais sério, como uma pneumonia ou um engasgamento.

O cuidado em perceber se seu cão está respirando direito aumenta quando seu cachorro é de alguma raça com o focinho achatado, que já possuem tendência maior a problemas respiratórios.

Convulsões

Alguns cachorros, por apresentarem problemas nervosos ou por agentes externos (como alguns medicamentos ou traumas), podem ter episódios de convulsão.

Um episódio de convulsão geralmente começa com alterações de comportamento: o cachorro fica um pouco mais nervoso, salivando mais do que o normal. Durante a convulsão, seus músculos sofrem contração e ele pode até desmaiar.

É importante retirar qualquer objeto que possa ferir o animal durante a convulsão e, mais importante ainda: busque atendimento imediatamente.

Hemorragias

Hemorragias, tanto internas quanto externas, são situações de urgência nos cães. Isso vale principalmente para os de pequeno porte – pois mesmo uma pequena porção de sangue, quando perdida, causa grande impacto neles.

Uma hemorragia em um cão pode ser sinal de um ferimento, de um tumor ou até mesmo de envenenamento. Fique de olho se seu cachorro teve algum sangramento aparentemente sem explicação.

O atendimento rápido irá buscar a origem da hemorragia para freá-la e, se preciso, irá repor o sangue perdido por meio de transfusões. Nesse caso, o tempo de atendimento poderá fazer a diferença na sobrevivência do seu animal.

Torções gástricas

Condição que afeta principalmente cães de grande porte. A torção gástrica ou torção estomacal acontece quando o estômago se dilata mais do que o normal e gira em torno de si mesmo.  Desse modo ele é bloqueado de maneira parcial ou total.

Isso acontece quando há a alimentação exagerada e inadequada por parte do animal. É uma condição grave, necessitando cirurgia e podendo ser fatal se não atendida rapidamente.

Os sintomas mais comuns da torção gástrica são: inchaço e distensão abdominal, ânsia de vômito (não produzindo o vômito em si), palidez das mucosas e dificuldade respiratória.

Esses são apenas alguns exemplos, mas ao perceber há algo de errado com seu animal, não hesite em levá-lo para o atendimento de emergência. Aqui na Pet Pillow prestamos o serviço de veterinário 24 horas para cobrir qualquer tipo de acidente em qualquer horário.

Tenha a certeza que seu animal estará em boas mãos. Agende uma consulta ou venha nos fazer uma visita: Av. Brigadeiro Luis Antonio, 4565.