Ter um gato de estimação é muito mais do que simplesmente adotar um animal para sua família.
Esses felinos possuem uma série de singularidades que, em conjunto, moldam os seus comportamentos.
Paparicar o gato colocando uma coleira com guizo nele não é uma boa ideia, pois pode causar um grande estresse para o bichano.
Continue a leitura e saiba porque as coleiras com guizo para gatos não são indicadas e veja os principais motivos pelos quais os tutores devem abolir o acessório. Saiba também como escolher a coleira ideal para o seu pet.
Por que as coleiras com guizos para gatos não são indicadas?
Se você tem um felino em casa, com certeza já ouviu falar sobre a coleira com guizo. O sino que vem normalmente pendurado no acessório é popular entre os amantes de gatos porque ajuda a localizar o animal.
Contudo, poucos tutores possuem a consciência de que o barulho do guizo pode provocar estresse e desconforto no gatinho. Listamos os principais motivos pelos quais os guizos não devem ser usados em gatos. Confira!
Provoca estresse no felino
O gato pode ficar muito estressado com o barulho do guizo. Passar o dia ouvindo um som tão próximo ao ouvido pode ser extremamente irritante para os felinos, que têm os sentidos aguçados e apreciam a calmaria e o silêncio.
Um dos malefícios da coleira com guizo para gatos é o fato de que ela pode deixar o animal estressado, apático e assustado. O resultado disso é um prejuízo significativo em sua qualidade de vida.
O uso constante da coleira com sino em gatos pode prejudicar a audição do animal
É semelhante à ocasião das pessoas usarem fones de ouvido com música alta o tempo todo. Eventualmente, esse hábito pode causar danos à audição.
O sistema auditivo dos gatos é sensível assim como o nosso, seres humanos, portanto, o ruído intenso e constante feito pelo sino próximo aos ouvidos pode contribuir para que haja a degeneração dos tímpanos.
Para evitar esse problema, é recomendável remover o sino da coleira e usar apenas uma coleira simples.
Coleira de gato com sino pode impedir que o animal exerça seus instintos naturais
Se você convive com um gato, certamente já deve ter observado alguns dos comportamentos naturais do animal.
No entanto, é importante saber que a coleira com sino pode prejudicar e, até mesmo, inibir esses comportamentos. A caça, por exemplo, é um dos principais instintos dos felinos e, para realizá-la, eles precisam ser silenciosos.
O barulho do sino pode atrapalhar e dificultar a caça do animal. Além disso, o ruído pode causar estresse durante as brincadeiras de caça. Por isso, não utilize o acessório com sino no seu gato.
A coleira com guizo pode afetar a saúde do seu gato
O estresse provocado pelo uso da coleira que tem um sino pode prejudicar a saúde geral do seu bichano. O aumento contínuo do cortisol – o hormônio do estresse – pode levar a uma imunossupressão, o que significa que um gato estressado pode ficar mais suscetível a doenças devido a um sistema imunológico enfraquecido.
Doenças gastrointestinais, dermatites, infecções urinárias e cistite são alguns dos principais problemas de saúde decorrentes do estresse.
Esses problemas de saúde podem até reduzir a expectativa de vida do animal e aumentar a frequência de visitas ao veterinário e uso de medicação, o que pode gerar mais gastos para o tutor.
O uso da coleira com guizo pode influenciar o comportamento do seu gato
Além do estresse, o uso da coleira com guizo pode levar a comportamentos agressivos em gatos. O som constante do guizo pode ser irritante e influenciar no sono do animal, o que pode deixá-lo mais irritado e agressivo.
Os gatos têm baixa tolerância ao barulho, então é importante que os tutores evitem o uso desse acessório com guizo para contribuir com o bem-estar do seu pet.
Dicas para escolher a coleira ideal para o seu gato
Existem muitas razões para colocar uma coleira no seu amigo felino. Além de ser uma maneira fofa de deixá-lo ainda mais adorável, a coleira permite que você identifique seu gato com seu nome, telefone e endereço caso ele se perca.
Se você deseja evitar a coleira com guizo para gatos e está procurando o modelo ideal, siga as dicas abaixo.
Escolha um modelo silencioso
Como foi mencionado, o principal problema com a coleira de sino para gatos é o som constante que ela emite. Diante disso, ao escolher uma coleira para o seu amigo felino, dê preferência a um modelo que não faça nenhum barulho.
Evite modelos apertados
Os gatos têm uma personalidade forte e, embora sejam amorosos, não gostam de acessórios que os limitem. Ao escolher uma coleira, compre um modelo mais solto. Evite qualquer acessório que possa restringir o movimento do seu animal de estimação.
Considere uma coleira que envolva todo o tronco
O pescoço é uma área delicada para os gatos e, se o seu peludo não se adaptar a um modelo de coleira nessa região, prefira aqueles que envolvam todo o tronco. Esses modelos são especialmente recomendados para quem deseja passear com o pet.
Respeite a vontade do seu pet
Alguns gatos são mais adaptáveis a coleiras do que outros. Alguns podem preferir manter o pescoço livre. Forçar um acessório no seu amigo de quatro patas pode deixá-lo irritado e estressado, prejudicando a sua saúde.
Se você notar que seu pet não gosta muito de usar coleiras, é melhor deixar essa ideia de lado. Nesse caso, o microchip é uma opção viável que permite a identificação do pet sem a necessidade de acessórios. O microchip pode ser facilmente colocado em clínicas veterinárias bem equipadas.
Conclusão
A coleira com guizos para gatos pode causar vários problemas na vida dos bichanos, incluindo doenças causadas pelo estresse proveniente do barulho do sino. Para escolher uma colheita adequada ao seu peludo você deve considerar uma série de fatores, visando ao máximo o bem-estar do animal.
Curtiu as dicas? Aproveite e confira também nosso post com 10 curiosidades sobre os gatos.