(11) 3885-5199

Blog

Gato ronronando: Por que meu gato não ronrona?

por que meu gato nao ronrona

[atualizado em setembro/2020]

Existem vários motivos para o gato não ronronar. Uma das características mais marcantes quando se fala de felinos é o famoso ronronar. Diferentemente do miado, o ronrom é um ruído (um barulhinho) de timbre grave e baixo, ouvido apenas em distâncias curtas do gatinho.

O real significado do ronronar ainda é incerto. Existem vários estudos e muitas pesquisas que apontam que esse ruído é um tipo de comunicação dos gatos.

Antes, acreditava-se que esse barulhinho era um ruído emitido apenas para o gato demonstrar felicidade, mas após anos de pesquisa sobre o comportamento dos mesmos, hoje se entende que vai muito além, podendo até mesmo ser um tipo de comunicação quando estão sofrendo. Quer saber o motivo do seu gato não ronronar? Continue a leitura!

Como acontece o ronronar dos gatos?

Ronronar é algo inato para o gato. É um som que tem uma média de frequência de 25Hz, ou seja, é bem baixo, mas também pode ter volumes um pouco maiores (que podem chegar até 150 Hz). Uma vibração contínua de som oco e profundo.

Porque que é que os gatos ronronam

Esse som acontece quando o músculo da laringe e os músculos entre as costelas do felino se contraem durante a respiração. Assim, esse som sai mesmo quando ele está com a boca fechada e pode ser ouvido tanto na inspiração ou na expiração.

O ronronar pode acontecer até quando os gatos estão miando e em vários outros contextos. Ainda que se tenham informações fisiológicas de como esse som é produzido, não há uma confirmação exata sobre os motivos os quais levam um gato a ronronar.

A cada dia mais e mais pesquisas e estudos sobre esse assunto surgem, mas considera-se muito o ronronar como uma expressão de estado emocional do gato. Assim pode-se levar em conta que não apenas sensações de felicidade e prazer, mas também de dor, medo e ansiedade podem levar um gato a não ronronar.

Qual é a função do ronronar?

Basicamente a função do ronronar é atribuída à comunicação dos felinos. Tanto para se auto comunicar, quanto para se comunicar com outros felinos e para se expressar com os humanos.

Apesar de ser um som mais baixo que o miado, o ronronar pode se alterar a frequência e a intensidade devido ao tipo de comunicação que o gato deseja fazer. Ou seja, como está associado ao seu estado emocional, o ronronar de prazer e felicidade é diferente do ronronar de fome por exemplo. O gato não ronronar também pode ter vários significados.

7 Motivos que levam os gatos a ronronar

Como explicamos acima, o ronrom pode acontecer em diferentes contextos e situações do gato. Destacamos alguns motivos:

1. Filhote

Os gatinhos começam a ronronar com poucos dias de vida e geralmente isso acontece na amamentação. Acredita-se que seja uma forma de pedir carinho e atenção da mãe, de se expressar com ela. As mães gatas também ronronam enquanto alimentam os filhotes, reforçando o vínculo e a comunicação entre eles.

2. Amizade entre gatos

Os gatos costumam ronronar quando estão juntos e não apenas se esfregar e se lamber. Isso demonstra um tipo de relacionamento amigável.

3. Relacionamento com humanos

Durante um carinho, ao brincar, quando estão no colo ou quando dormem sendo acariciados, as demonstrações de afeto do humano para com o gato podem levá-los a ronronar. Isso significa proximidade e remete à quando eram filhotes, aquele relacionamento com a mãe gata na amamentação, no qual estavam cercados de carinho e afeto. Demonstra felicidade e proximidade do gato com o humano.

4. Fome

Há gatos que ronronam quando estão pensando em comida. E esse ronronar é até diferente segundo pesquisadores. Quando estão com fome, os gatos fazem um som como se fosse um choro de bebê humano. O que leva os humanos a corresponder mais rapidamente a este som.

5. Atrair a atenção

Assim como quando estão com fome, o ronronar do gato quando quer chamar a atenção para algo é considerado o mesmo. Chamados ronrons de urgência, pois são emitidos de forma mais rápida e com picos de frequência maiores (como um bebê chorando). Eles entendem que assim conseguem atenção mais rápida e eficaz para o que querem. São espertos, não é mesmo?

6. Sono e auto reparo

É comum ouvir gato ronronar quando está dormindo. É visto como um tipo de relaxamento, de alívio e auto reparo. Quando ronronam, gastam pouca energia para manter ossos e tecidos em bom estado durante o descanso.

7. Dor, ferida e nervoso

Muitos gatos ronronam quando estão feridos, sentindo dores, ou até quando estão nervosos e estressados. Acredita-se que o ronronar é um tipo de auxílio para se acalmar, facilitar a respiração e ajudá-los a passar por esse momento de transtorno.

Esses são alguns dos exemplos de motivos que levam um gato a ronronar. Mas cada gato tem sua linguagem e forma de comunicar. Não são todos iguais.

Por que meu gato não ronrona?

Depois de tantas explicações e motivos de como e quando os gatos ronronam, você deve estar se perguntando o que há de errado com o seu gatinho?

A resposta é: Nada!

Sabe por quê?

Porque nem todos os gatos ronronam. Simples assim!

Como explicamos nos tópicos acima, é uma forma de comunicação que, pode ou não ser usada pelo seu gato. Muitos bichanos se comunicam basicamente por expressões corporais e com outros sons que não seja o ronronar.

Pode ser também que o ronrom do seu gatinho seja tão suave e baixo que quase é imperceptível aos seus ouvidos e não quer dizer que ele não ronrone.

E quais são os motivos para isso?

Alguns especialistas apontam que, geralmente, gatos que não nasceram em ambientes domésticos (como nas ruas, por exemplo) e não tiveram aquele contato de amamentação com a mãe gata, tendem a não ronronar por uma questão de proteção (o instinto de não fazer barulho e atrair predadores). Mas não é uma confirmação exata.

Diante de tudo o que foi relatado sobre quando e quais os motivos e mesmo assim você percebe que seu gato não ronrona, não há motivos para se preocupar. Só é preciso “ler” os sinais que seu gato emite para entendê-lo melhor. 

Não há nada de errado nisso e muito menos algo que indique que a saúde do seu felino está comprometida.

Conhecer bem seu gato é estar atento às suas mudanças comportamentais dele nas diversas situações. Assim você passa a entender sua linguagem e sua forma de comunicação, podendo então proporcioná-lo um melhor ambiente e bem-estar diante do que ele está sentindo. Mas se o seu gato não ronronar, não há motivo para se assustar.