Veterinária Pet Pillow

7 sintomas de que seu gato pode estar doente

sinais que o gato esta doente

A saúde do nosso bichinho de estimação é muito importante para todos nós, pois eles são como membros de nossas famílias e, principalmente, seres vivos como a gente e que merecem respeito, amor e muito cuidado. Sendo assim, é fundamental saber perceber quais  os sintomas que indicam que o seu gato está doente.

Em primeiro lugar, é importante observar que os gatos são animais muito menos emotivos que os cães. Por isso, se o gato está reclamando, sempre é motivo de preocupação.

Por vezes, o nosso dia a dia é muito agitado e não conseguimos observar tão atentamente ou mesmo não possuímos muita experiência para identificar se os gatinhos estão doentes. Devido a isso, é necessário treinar o olhar para essas situações, pois quanto antes identificarmos uma doença, mais chances de curar rapidamente o animal teremos.

Pensando nisso, selecionamos os principais sintomas que demonstram se o seu gato está doente para que você possa agir com agilidade e preservar a saúde do seu pet. Acompanhe!

1. Rosnar

Um dos sintomas de que o gato está doente é o rosnado. O animal irá rosnar principalmente quando você for acariciar e isso ocorrerá, pois o rosnado nesses casos é sinal da presença de dor pelo corpo. Além de rosnar, pode ser que ele o ataque, pois é uma resposta para proteger o seu corpo da sensação de dor.

Sendo assim, acalme o seu pet e verifique se há alguma lesão visível pelo seu corpo. Mesmo que você não identifique nenhum machucado externo, pode ser que o gato esteja lesionado internamente e, portanto, em qualquer um dos casos agende imediatamente uma consulta no médico veterinário.

2. Gemer

Assim como rosnar, gemer também é um indício de que o gato está sentindo em seu corpo a presença extrema de alguma dor. Nesse caso, também é recomendável que você verifique se há alguma lesão pelo corpo do animal.

Basta acariciar o pet de forma muito delicada, tranquila e sem fazer força, para identificar onde está doendo e se há mais de um local ferido. Acariciando você poderá perceber se há uma lesão mesmo que não consiga enxergar.

A partir dessa verificação, agende o quanto antes uma consulta com o médico veterinário responsável por seu animal de estimação, pois como mencionado anteriormente, rosnar ou gemer são indicativos de extrema dor e com certeza o seu gato pode estar gravemente lesionado.

3. Lamber muito uma região específica

Mais um dos sintomas de que o gato está com dor é lamber em excesso uma parte específica do corpo como, por exemplo, a região do trato urinário. A doença do trato urinário é muito frequente em felinos de ambos os sexos.

As causas dessa doença podem ser sobrepeso, estresse ou dieta imprópria. Para verificar que se trata mesmo de uma doença de trato urinário, verifique também se a urina do seu gato apresenta sangue, se ele está com dificuldade para urinar, se estão ocorrendo escapes de urina em locais não habituais, se ele apresenta falta de apetite, está desidratado e vomitando.

Independente de o felino estar apresentando todos esses sintomas ou não, é fundamental que você leve o animal imediatamente para consultar com o médico veterinário, pois lamber uma região em excesso é um forte indício de que o gato está doente e tentando aliviar a dor de alguma forma.

4. Perda de apetite

A perda de apetite é outro forte sinal de que o seu gato está doente, pois esse sintoma aparece em diversos tipos de doenças que podem acometer o seu felino como insuficiência renal crônica, rinotraqueíte viral, retrovirose, doenças inflamatórias intestinais, doenças hepáticas, dentre outras possibilidades.

Como você pode perceber, todas essas enfermidades são muito graves e, deste modo, caso perceba que o seu gato perdeu o apetite que costuma ter habitualmente, leve o felino para consultar o quanto antes com um profissional, pois somente o especialista saberá identificar qual dessas possíveis doenças poderá estar acometendo o seu animal e como proceder para curá-lo o mais rápido possível.

Também é necessário salientar que muitas doenças podem ser evitadas caso o tutor vacine o seu animal e cuide para não atrasar o período de imunização, de modo a proteger plenamente o seu pet e não permitir que a saúde dele seja comprometida futuramente.

5. Dificuldade para caminhar

Outros de vários sintomas de que o gato está doente é se ele está apresentando dificuldades para caminhar, como cambalear e tropeçar. Esse tipo de sintoma pode indicar algum problema na coluna do animal, infecção no ouvido, pois esse órgão é responsável pelo equilíbrio do gato, traumatismo ocasionado devido alguma pancada ou queda e até mesmo má alimentação.

Como cada um desses problemas necessitará de um tratamento diferenciado e apenas o médico veterinário será capaz de definir a melhor solução, em qualquer um dos casos mencionados leve o seu gato para fazer uma consulta e siga as instruções do especialista.

6. Variações de humor e comportamento

É muito importante que o tutor de um felino também esteja atento ao humor e comportamento do animal, pois o estado mental de seu gato também pode expressar que algo não vai bem com a saúde dele.

A presença de variação de humor e comportamento pode significar tanto o desenvolvimento de uma doença que ataque o físico do animal quanto uma doença que envolva o estado psicológico dele.

Por vezes, esquecemos que nossos bichinhos também podem ficar psicologicamente doentes, portanto fique atento a esse tipo de sintoma, pois problemas associados ao campo mental do animal serão percebidos principalmente pelo comportamento e, além disso, você deve observar também se há variação de apetite.

7. Permanecer muito tempo de olhos fechados

Por fim, mais um dos diversos sintomas de que o gato está doente é se ele está permanecendo por muito tempo de olhos fechados. Esse sintoma pode estar sendo causado por doenças que são muito frequentes nesses animais, que são as doenças oculares como conjuntivite, ceratite, glaucoma, lacrimais entupidos, traumatismo nos olhos, dentre outras.

Esse tipo de doença acompanhará também sintomas como excesso de água nos olhos, remelas secas, presença de secreções esbranquiçadas ou pegajosas, pálpebras muito vermelhas ou esbranquiçadas e mudança da cor dos olhos.

Por fim, esses foram os 7 sintomas para verificar se o gato está doente que selecionamos para você! Lembre-se que muitas doenças podem ser evitadas a partir da vacinação do animal e caso ele apresente algum sintoma listado, não hesite e marque imediatamente uma consulta com o médico veterinário. Até a próxima!

Sair da versão mobile